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Como enviar emails pelo WordPress usando a conta de e-mail do G Suite
A opção do plug-in WP Mail SMTP do Gmail usa a API do Google para autenticar com segurança os e-mails do site WordPress e ajudá-los a serem entregues com sucesso.
A seguir, será mostrado como configurar o plug-in WP Mail SMTP usando o mailer do Google com o endereço de e-mail do Gmail ou G Suite (no nosso caso, nupreds.tiangua@ifce.edu.br).
1. Instalando e configurando o plugin WP Mail SMTP
Antes de começar, você precisará instalar e ativar o plugin WP Mail SMTP .
Depois de instalar o plugin, você está pronto para definir as configurações do plugin. Você pode encontrar essas configurações em WP Mail SMTP » Configurações , e descrevemos cada opção abaixo:
Do email e do nome
Você pode deixar as configurações de Email de remetente e Nome de remetente, já que o Google forçará o email de remetente a corresponder à conta de e-mail que você adicionará posteriormente neste tutorial (mais tarde, você perceberá que este campo será desativado). No nosso caso, From email: nupreds.tiangua@ifce.edu.br.

Abaixo do E-mail de origem, você pode definir o Nome de origem . Este é o nome associado aos e-mails que seu site envia. Por padrão, isso será definido com o nome do seu site, mas você pode ajustar para qualquer valor que desejar. Você também pode marcar a opção Forçar do nome para aplicar essa configuração em todo o site. No nosso caso, From Name: NUPREDS Tianguá.

Caminho de Retorno
Você pode deixar a configuração Return Path como está, já que o Gmail não oferece suporte a essa funcionalidade (mais tarde, você perceberá que este campo será desativado).
Mailer
É aqui que você pode escolher qual mala direta deseja que seu site use. Para configurar o mailer do Gmail, você precisará selecionar a opção Gmail .

Depois de escolher esta mala direta, você verá uma nova seção chamada Gmail . Abaixo dele, haverá configurações chamadas Segredo do cliente e ID do cliente .

Para gerar as informações necessárias para esses campos, você precisará usar sua conta do Google para criar um aplicativo da web. Este processo não requer nenhuma codificação e mostraremos exatamente o que fazer na próxima etapa.
Voltaremos à página de configuração do SMTP do WP Mail um pouco mais tarde, portanto, para a próxima etapa, você precisará abrir uma nova guia ou janela em seu navegador.
2. Criação de um aplicativo da web em sua conta do Google
Na nova guia ou janela que você abriu, você precisará fazer login em sua conta do Gmail e acessar o registro do aplicativo do Gmail .
Observação: se você estiver usando o G Suite, certifique-se de que a conta do Google que você usa tenha permissões de envio de e-mail (em outras palavras, acesso à sua própria caixa de entrada).
Depois de fazer login em sua conta do Gmail, você verá um formulário chamado Register your application for Gmail API no Google API Console.
Para a etapa Selecionar um projeto onde seu aplicativo será registrado , você pode deixar a opção padrão chamada Criar um projeto . Quando estiver pronto para seguir em frente, clique no botão Continuar .

Depois de clicar neste botão, você verá uma mensagem de confirmação que diz A API está ativada . Para avançar para a página de configuração, vá em frente e clique no botão Ir para as credenciais .

Determinando as credenciais do seu aplicativo
Na próxima página, você receberá algumas perguntas para ajudar o Google a determinar as credenciais de que você precisa.

Descrevemos as configurações que você precisará adicionar a seguir:
- Qual API você está usando? Para nossa configuração, usaremos a API do Gmail.
- De onde você chamará a API? O aplicativo irá chamar a API do Google de um servidor web (por exemplo, node.js, Tomcat).
- Quais dados você estará acessando? A conexão estará acessando os dados do usuário.
Observação: se você não vir uma opção para a API do Gmail na lista suspensa, certifique-se de que a API do Gmail está ativada para sua conta.
Depois de responder a essas perguntas, clique no link Quais credenciais eu preciso? botão.

Depois de clicar neste botão, o Google mostrará um pop-up solicitando que você configure uma tela de consentimento. A tela de consentimento será usada posteriormente no processo de configuração ao conectar WP Mail SMTP à sua conta do Google e nunca será vista por seus usuários.
Clique em Configurar tela de consentimento para iniciar o processo de configuração.

Isso abrirá uma nova guia ou janela, mas certifique-se de manter a guia / janela original aberta – retornaremos a ela um pouco mais tarde.
Definição das configurações da tela de consentimento
Na nova guia / janela, você será solicitado a fornecer vários detalhes para preparar sua tela de consentimento. Se você tiver uma conta do G Suite, primeiro definirá o tipo de usuário como Interno .

Observação: se você estiver usando apenas uma conta do Gmail, não verá a opção Tipo de usuário (essa configuração só é necessária em contas do G Suite).
Depois de preencher esta seção, clique no botão Criar para ir para a próxima etapa.
Isso o levará para outra página com mais configurações para definir. Apresentamos cada opção abaixo:
Informações do aplicativo

- Nome do aplicativo: para o nome do aplicativo, você pode adicionar o nome do seu site (ou qualquer outro nome que pareça lógico para você). No nosso caso, NUPREDS.
- E-mail de suporte ao usuário: o e-mail de suporte ao usuário deve ser usado se algum usuário tiver dúvidas sobre seu consentimento. No entanto, como você será a única pessoa a usar a tela de consentimento, pode usar o e-mail que desejar. No nosso caso, nupreds.tiangua@ifce.edu.br.
- Logotipo do aplicativo: o logotipo do aplicativo não é necessário para o processo de configuração, portanto, deixaremos este campo em branco.
Domínio do aplicativo

- Link da página inicial do aplicativo, link Política de privacidade do aplicativo e link Termos de serviço do aplicativo : Você pode adicionar o URL do seu site (incluindo
http://
ouhttps://
) para cada uma dessas três configurações. Você não precisa ter páginas especiais de privacidade ou termos para este aplicativo, uma vez que esta tela de consentimento só será vista por você. No nosso caso, https://nupreds.ifce.edu.br. - Domínios autorizados: semelhante às outras configurações, este também será o URL do seu site, mas você precisará ter certeza de não incluir o esquema do site (por exemplo,
http://
ouhttps://
). No nosso caso, ifce.edu.br.
Informações de contato do desenvolvedor
Esta seção tem apenas uma única configuração a ser concluída: Endereços de e-mail . Vá em frente e adicione os e-mails que você gostaria de ser notificado sobre quaisquer alterações neste Google app. No nosso caso, nupreds.tiangua@ifce.edu.br.

Depois de concluir todas as configurações nesta página, você pode clicar no botão Salvar e continuar para prosseguir.
Configurando escopos
Por padrão, WP Mail SMTP definirá todos os escopos necessários para você, portanto, você pode deixar essas configurações em branco.

Quando estiver pronto para continuar, clique em Salvar e continuar para ir para a próxima etapa.
Configurando seu ID de cliente OAuth
Depois de salvar suas configurações, o Google o levará a uma página de resumo de seu aplicativo. Você pode ignorar isso e, em vez disso, retornar à primeira guia / janela.
Para esta etapa, você criará um ID de cliente OAuth. OAuth, ou Open Authorization, é o que fornecerá permissão para seu site usar sua conta do Gmail para autenticar e-mails.

Nome
O nome padrão será o cliente Web 1 , mas você pode inserir qualquer nome que desejar. Isso é apenas para referência em sua conta do Google.
Origens autorizadas de JavaScript
Para as configurações de origens JavaScript autorizadas, você só precisará inserir o URL do seu site. No nosso caso, https://nupreds.ifce.edu.br.
URIs de redirecionamento autorizados
Para obter o URI do seu site, você precisará voltar à guia ou janela que possui as configurações de SMTP do WP Mail abertas. Lá, você precisará procurar na seção do Gmail o campo denominado URI de redirecionamento autorizado .
O valor neste campo deve ser https://connect.wpmailsmtp.com/google/ . Copie esse valor clicando no botão Copiar próximo ao campo.

Depois de copiar o URI, volte à página de APIs do Google e cole-o no campo em URIs de redirecionamento autorizados .

Observação: para ter certeza de que o Google armazena seus dados, insira o URL e toque na tecla Enter / Return . Ao ver um ícone de lixeira próximo ao URL, você saberá que ele foi armazenado e você estará pronto para prosseguir.
Quando terminar de preencher esses detalhes, você verá um botão Atualizar próximo à parte inferior da página. Vá em frente e clique aqui.

Isso atualizará a página e gerará um novo botão Criar ID do cliente OAuth . Clique aqui para gerar o ID do cliente.

Isso o redirecionará para uma tela com seu número de ID de cliente. No entanto, você precisará ver todos os detalhes para concluir a configuração. Clique em Farei isso mais tarde para ir para a página Credenciais.

3. Concessão de permissões e envio de e-mail de teste
Na página Credenciais, agora você pode ver os detalhes do aplicativo da web que acabou de criar. Para ver o ID e o segredo do cliente , clique no ícone de lápis.

Isso abrirá todos os detalhes do seu aplicativo. Nesta página, você verá os valores do ID do cliente e do segredo do cliente .

Vá em frente e copie ambos os valores nas configurações de SMTP do WP Mail. Depois de adicioná-los, clique em Salvar configurações na parte inferior da página.

Nota: Tenha muito cuidado para não copiar nenhum texto ou espaço extra com seu ID de cliente ou Segredo do cliente, pois isso resultará em um erro na próxima etapa.
Depois de salvar essas configurações, a página será atualizada. Antes que o Google permita que essas informações sejam usadas para se conectar à sua conta, você deve conceder permissão.
Para fazer isso, vá até o final desta página e clique no botão Permitir que o plugin envie e-mails usando sua conta do Google .

Isso abrirá uma tela de login para o Google. Vá em frente e faça login na conta com a qual está configurando o SMTP. Em seguida, você verá uma tela solicitando permissão para este site enviar e-mails em seu nome.
Quando estiver pronto, clique no botão Permitir para continuar.

Em seguida, você retornará às configurações de SMTP do WP Mail e uma mensagem de sucesso será exibida. Agora que a conexão está concluída, você está pronto para enviar um e- mail de teste na guia Teste de e-mail .

Depois que a guia Email de teste for aberta, você precisará inserir um endereço de email válido e clicar no botão Enviar email . Certifique-se de usar um endereço de e-mail ao qual você tenha acesso para confirmar se o e-mail foi entregue.
Quando a mensagem de teste for enviada, você verá uma mensagem de sucesso na parte superior desta guia.

Em breve, você também deverá receber um e-mail de teste no endereço de e-mail inserido.

É isso! Agora você configurou o WP Mail SMTP’s Google mailer em seu site WordPress.
Se algum passo não deu certo, verifique o tutorial sobre como solucionar problemas do WP Mail SMTP para obter mais detalhes.
Referências: https://wpmailsmtp.com/docs/how-to-set-up-the-gmail-mailer-in-wp-mail-smtp/#create-app